Português Italian English Spanish
   
mestrescucuglia@yahoo.com.br
(11) 4232-5802 / (11) 9 9729-2930
facebook.com/ScucugliaArtesMarciais
youtube.com/ScucugliaArtesMarciais

Krav magá

Krav Magá ou Krav Maga (em hebraico: "combate próximo/de contato") é um sistema de combate corpo a corpo eclético, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento. O Krav Magá é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld, que fez uso de seu treinamento como boxeador e lutador profissional, como um modo de defender o quarteirão Judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava da metade ao fim de 1930. No fim de 1940, após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento em combate corpo-a-corpo para o que se tornaria as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como Krav Magá. Desde então ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares.Alguns aperfeiçoamentos incluem, mas não se limitam a, incorporação de elementos de artes marciais asiáticas tradicionais.

O Krav Magá também é conhecido como jiujitsu Isralense, sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataque simultâneos, e agressão. O Krav Magá é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e várias variações intimamente relacionadas foram desenvolvidas e adotadas por organizações de imposição da lei e de inteligência, como Mossad, Shabak, FBI, unidades SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e forças de operações especiais dos Estados Unidos. Existem várias organizações ensinando Krav Magá internacionalmente.

A concepção do Krav Magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta não reconhecida mundialmente como arte marcial. Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Os princípios utilizados na luta são:

- Ser o mais rápido;
- Manter o peso na área de contato com o alvo;
- Atingir os pontos críticos do corpo;
- Evitar ser atingido;
- Usar objetos ou ferramentas que estão por perto;
- Alternar de defesa para ataque rapidamente;
- Usar os reflexos naturais do corpo;
- Neutralizar o alvo;
- Ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos).

    


A ideia básica é tratar da ameaça imediata (um estrangulamento, por exemplo), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta tirar vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possível. O Krav Magá geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de "golpes baixos" são enfatizadas, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obrigar a isso. O Krav Magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (como um avião, por exemplo).